Antes de se tornar um artigo de luxo, o couro surge como uma das matérias-primas mais importantes para o desenvolvimento da humanidade.
O couro ‘surgiu’ quando o homem começou a caçar e utilizar a pele do animal como vestimento ou abrigo, para proeteger dos fenônemos climáticos e temperaturas extremas.
Relatos indicam que o couro é utilizado há mais de 400 mil anos.
Além de proteger a humanidade da época, o couro fou utilizado em pergaminhos, que em sua maioria eram feitos de couro de cabras, cordeiros e ovelhas.
Por vantagem, o couro é um material super resistente, e alguns deles armazenaram passagens bílblicas essenciais para algumas regiões.
Entre 3 e 5 mil anos A.C, o couro já era utilizado em roupas , sandálias, luvas, baldes e móveis.

A criação do processo de corte, costura, estamparia e tingimento, nasce com os egípicios.
Com a chegada da Idade Média, artesãos começaram a utilizar técnicas mais refinadas no tratamento do material.
É nesta época que surge o sapato Crakow, que costumamos ver em desenhos da Idade Média. Era considerado um item de luxo, devido a sua resistência.

Com a Revolução Industrial, a demanda do couro mudou.
Com o tempo Indústrias começaram a demandar de novos tipos de couros, para serem utilizadas em máquinas, por exemplo.
O setor de vestuário também tem mudanças, os desejos por calçados leves e macios surgem, criando diversas formas de cura do couro.
A popularização do couro no século XX se dá devido aos pilotos da Segunda Guerra, que utilizavam jaquetas de couro em suas missões.

Atualmente, o couro é uma das matérias mais importantes para a economia brasileira. Muito utilizado nos setores moveleiro, vestuário, náutico, automotivo, aviação e de artesanatos.
Gostou do post? Quer conhecer nossa linha de couros? Clique aqui e aproveite 🙂